As pessoas
envolvidas estão devolvendo para os fabricantes os objetos eletrônicos que não
mais funcionam.O movimento está ganhando força tal que CEOs de grandes empresas
estão vindo à público para dizer que estão mudando os materiais utilizados em
seus produtos, e também facilitando a manutenção dos produtos quando estes
apresentarem defeitos.
· Terracycle
A
TerraCycle cria produtos verdes a partir de vários tipos de materiais de
difícil reciclabilidade que não possuem destinação adequada. Possui parcerias
exclusivas com empresas como Kraft Food, Frito Lay, Stonyfield Farm, Mars
Wrigleey e muitos outros. Com mais de 50 produtos disponíveis nas maiores redes
varejistas do mercado norte-americano como Wal–Mart, Target, The Home Depot,
OfficeMax, Petco e Whole Foods Market, a TerraCycle é um dos criadores de
produtos verdes que mais cresce no mundo. Tem a esperança é eliminar a ideia de
resíduo através de formas inovadores e únicas de reutilizá-lo.
Outros
movimentos:
· Eco-consciencia,
Greenpeace:
Se preocupam com a quantidade de lixo que está sendo
produzida no mundo.
Relação de publicidade com obsolescência programada:
A publicidade faz com que a população se sinta induzida a
consumir mais, descartando os produtos mais antigos, colocando-os como
obsoletos. É por meio dela que se consegue atingir um nível tão alto de
obsolescência desejada pelas grandes empresas. Como sempre a publicidade está
promovendo um produto novo e faz com que as pessoas queiram consumi-lo, e vão
em busca de lançamentos, para não ficarem "fora de moda". A
Obsolescência Programada começou primeiramente com as lâmpadas, que antes
duravam décadas trabalhando ininterruptamente (como a lâmpada que está acesa há
mais de cem anos num posto dos bombeiros dos EUA) mas, depois de uma reunião
com o cartel dos fabricantes, passaram a fazê-las para durar apenas 1.000 horas.
Essa prática tem gerado montanhas de resíduos, transformando
algumas cidades como em países de terceiro mundo em verdadeiros depósitos, sem
falar na matéria prima, energia e tempo humano desperdiçados. Este uso e
descarte constantes têm graves conseqüências ambientais. E países como o Gana
estão se tornando a lixeira eletrônica do Primeiro Mundo. Até então,
periodicamente, centenas de containers chegam cheios de resíduos, sob o rótulo
de "material de segunda mão".
E o intelectual Serge Latouche diz que devemos
empreender a revolução do “decrescimento”, a redução do consumo e a produção
para economizar tempo e desenvolver outras formas de riqueza, como a amizade ou
o conhecimento, que não se esgotam ao usá-los. Ou seja, deveria acabar essa
obsolescência desejada e fazer com que os produtos durem o quanto eles possam
realmente durar.
Por: Guilherme , Iza Colina , Paula Rabelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário